Formação continuada de educadores makers

A experimentação como caminho para a aprendizagem

Resumo

A formação continuada de educadores makers tem como proposta oferecer uma perspectiva ecossistêmica baseada na abordagem construcionista, ampliando o repertório de possibilidades de usos dos materiais e ferramentas dentro de propostas de aprendizagem mão na massa, Convida aos participantes a ressignificarem seus espaços educativos e apresenta ferramentas para auxiliá-los no trabalho cotidiano de organizar ambientes desafiadores, disponibilizar variados materiais, e construir projetos coletivamente, sem trazer receitas prontas mas sim desafiando-os a reinventarem a si mesmos, em busca de indivíduos cada vez mais “(...) criativos e não repetitivos, indivíduos com uma mentalidade elástica e pronta para resolver todos os problemas.” (MUNARI, 2008).

A duração e a quantidade de ações formativas são construida em parceria com a instituição e desenvolvidas de forma personalizada.

Introdução

Explorar materias e ferramentas deve ser um meio para que os educandos (podemos falar das crianças, mas também dos jovens, adultos e idosos) possam refletir sobre suas próprias ideias e perspectivas, suas formas de perceber o mundo e também de como desejam transformá-lo. Quando as ideais são materializadas em projetos, podem ser compartilhadas, e surge então oportunidades de conhecer novas perspectivas sobre elas, que ampliam não só a percepção de quem compartilha, mas também de quem conhece e se envolve com aquilo que é compartilhado. Vivenciar ciclos espirais de aprendizagem permite que o conhecimento possa ser construido de forma gradual e profunda, uma real transformação que o educando leva para a vida.

Para que esse processo de aprendizagem mão na massa possa acontecer de forma significativa é preciso que seja coordenado por educadores que entendam o valor do processo de aprendizagem, que vivenciem de forma constante o erro e o acerto, que explorem diferentes materiais e ferramentas buscando conhecer, compreender e compartilhar seus aprendizados, não de forma teórica, mas desenvolvendo vivencias que dão oportunidades de novos aprendizados. Se tornar um educador(a) que utiliza o mão na massa como estratégia de ensino, tanto em uma sala maker, quanto em salas de aula em diferentes espaços educativos formais e não formais é uma travessia de aprendizagem constante.

É um grande desafio para os educadores e educadoras abrir espaço para que os educandos possam explorar os materiais e ferramentas de forma a, gradualmente, construirem repertório para materializar suas ideias e reflexões. Para esse processo acontecer é necessário que os educadores consigam transferir o foco do produto, para os processos de aprendizagem, permitindo assim que os erros e os acertos se torne uma oportunidade de aprendizagem e sejam disparadores de novas descobertas.

Tema

O educadore maker e suas conexões com processos de aprendizagem mão na massa

Educadores makers e professores interdisciplinares e especialistas de espaços educativos formais e não formais

Público alvo
  • Ampliação de repertório de materiais e ferramentas na aprendizagem mão na massa.

  • A eletronica básica como ferramenta para desenvolvimento de projetos.

  • Os diferentes papéis do educador na aprendizagem mão na massa.

  • O erro como oportunidade de descoberta.

  • A estruturas que sustentam e potencializam a abordagem construcionista.

Conteúdo

Metodologias

A ação formativa propostas no presente projeto tem como abordagem a integração reflexiva entre teorias e práticas, utilizando metodologias como:

Desenvolvida pelo grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten e coordenado pelo pesquisador do MIT Mitchel Resnick, a Aprendizagem Criativa traz estruturas metodológicas, e um conjunto de dimensões do espaço de aprendizagem que visam facilitar a compreensão e aplicação da teoria construcionista.

Aprendizagem Criativa

Tinkering

Pode ser entendido como a realização de explorações lúdicas com os materiais e ferramentas, que permitem “pensar com as mãos” e “aprender no fazer”. Uma proposta que oferece oportunidades de investigação sobre como as coisas funcionam, criando situações que convidam a explorar, desmontar, testar, sem que um passo a passo seja seguido e nem resultados estejam predeterminados, ressignificando assim o sentido de aprender.

Empoderamento Maker & Rotinas de Pensamento

Desenvolvidas pelo Project Zero, grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, com o objetivo de criar estruturas pedagógicas focadas na Aprendizagem Centrada no Fazer (Maker-Centered Learning).

an abstract photo of a curved building with a blue sky in the background

Objetivos

  • Promover a implantação de práticas mão na massa em espaços educativos formais e não formais;

  • Promover a reflexão sobre o papel das materialidades na educação dentro do contexto escolar;

  • Promover a autonomia dos educadores com relação ao acervo pedagógico das escolas, visando assim combater o consumismo e ampliar as possibilidades de elaboração propostas educativas mão na massa;

  • Promover a reflexão sobre a impregnação cultural dos materiais pedagógicos relacionadas com questões de gênero, étnico-raciais, sócio-culturais, econômicas e ambientais.

  • Oferecer dinâmicas teórico-práticas onde os espaços e tempos se constroem a partir dos participantes em suas relações interpessoais e com os materiais, buscando estimular a capacidade criadora e inovadora através do encontro destes com diferentes formas de expressão artística e sensorial.

Valores

Para saber os valores, entre em contato e faça um orçamento.

Obs: Valores promocionais para instituições públicas.

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