
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DE 1° INFÂNCIA
O brincar, a educação e os materiais ressignificados: explorando possibilidades
Resumo
O presente projeto de formação continuada de educadores tem como proposta oferecer as ambientes educativos processos formativo teórico-práticos visando a reflexão crítica sobre as diferentes materialidades na educação e suas possíveis conexões com tempo e os espaços no ambiente escolar, perpassando aspectos sociais, étnico-raciais, culturais, econômicos e ambientais.
A duração e a quantidade de ações formativas são construida em parceria com a instituição e desenvolvidas de forma personalizada.


Introdução
Lúdico, palavra que representa a ação realizada de forma livre e espontânea, que visa mais ao divertimento do que a qualquer outro objetivo. Tem o brinquedo como parte de sua materialidade e a brincadeira como uma de suas principais manifestações. Mas será que todo brinquedo é lúdico? Será que toda brincadeira é lúdica?
Não! Por isso é tão importante refletirmos sobre que brincar e brinquedo estamos falando. Por ser a atividade principal da criança, é essencial que o brinquedo e a brincadeira potencializem suas experiências e deem o suporte necessário para seu pleno desenvolvimento, que ocorre através da ampla experimentação de seu corpo e da fantasia livre e criativa.
A perspectiva aqui apresentada se baseia em uma visão ecossistêmica, que reconhece os brinquedos e brincadeiras como parte importante do conjunto de suportes culturais transmitidos entre as gerações, e que busca compreender e intensificar as relações entre o brincar e o ambiente onde o ser humano está inserido, reconhecendo todas as estruturas e instituições como fontes de matéria-prima e de espaços para promoção deste brincar.
O papel do adulto é determinante nas oportunidades de espaço, tempo e materiais que são oferecidos à criança. Os adultos, que podem ser mães, pais, familiares, cuidadores, pedagogos, etc., tem o papel essencial de facilitar esse processo, ofertando espaços seguros, tempos adequados e materiais estimulantes, garantindo assim a estrutura necessária para o brincar se desenrolar.
Mas para isso é preciso adultos potentes, que de forma ativa e dinâmica modelem suas práticas educativas no contato com as crianças e com os brinquedos. Surge o importante desafio de compreender que os espaços físicos e os objetos educam, influenciando diretamente o repertório lúdico e cultural das crianças. Mas isso não é uma tarefa fácil, exige uma constante busca de apreender diferentes referências e compreender as potencialidades presentes no mundo que nos cerca, sintetizando esta abundância em conjuntos de objetos que convidem ao lúdico e promovam a reflexão sobre o ciclo desses materiais.
Essa formação é também um convite ao desafio de desvendar os ‘materiais reutilizáveis’ como brinquedos que potencializem o brincar. Dá-se início a uma incrível aventura que possibilita uma constante renovação das práticas educativas junto com as crianças.
Tema
O brincar, a educação e os materiais ressignificados: explorando possibilidades.
Educadoras(es) - professores e monitores/agentes de educação - e demais funcionários de espaços educacionais formais e não formais
Público alvo
O curso propõe aos participantes ressignificarem seus espaços educativos e apresenta ferramentas para auxiliá-los no trabalho cotidiano de organizar ambientes desafiadores, disponibilizar variados materiais, e construir projetos coletivamente, sem trazer receitas prontas mas sim desafiando-os a reinventarem a si mesmos, em busca de indivíduos cada vez mais “(...) criativos e não repetitivos, indivíduos com uma mentalidade elástica e pronta para resolver todos os problemas.” (MUNARI, 2008).
Conteúdo


Metodologia
A ação formativa propostas no presente projeto tem como abordagem a integração reflexiva entre teorias e práticas, utilizando metodologias como:
Desenvolvida pelo grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten e coordenado pelo pesquisador do MIT Mitchel Resnick, a Aprendizagem Criativa traz estruturas metodológicas, e um conjunto de dimensões do espaço de aprendizagem que visam facilitar a compreensão e aplicação da teoria construcionista.


Aprendizagem Criativa
Tinkering
Pode ser entendido como a realização de explorações lúdicas com os materiais e ferramentas, que permitem “pensar com as mãos” e “aprender no fazer”. Uma proposta que oferece oportunidades de investigação sobre como as coisas funcionam, criando situações que convidam a explorar, desmontar, testar, sem que um passo a passo seja seguido e nem resultados estejam predeterminados, ressignificando assim o sentido de aprender.
Empoderamento Maker & Rotinas de Pensamento
Desenvolvidas pelo Project Zero, grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, com o objetivo de criar estruturas pedagógicas focadas na Aprendizagem Centrada no Fazer (Maker-Centered Learning).

Objetivos
Promover a implantação no cotidiano escolar dos princípios e práticas propostas pelas diretrizes nacionais e municipais;
Promover a reflexão sobre o papel das materialidades na educação dentro do contexto escolar;
Promover a autonomia dos educadores com relação ao acervo lúdico pedagógico das escolas, visando assim combater o consumismo e ampliar as possibilidades de elaboração de acervo além dos catálogos de brinquedos e jogos;
Promover a reflexão sobre a impregnação cultural dos materiais pedagógicos relacionadas com questões de gênero, étnico-raciais, sócio-culturais, econômicas e ambientais.
Oferecer dinâmicas teórico-práticas onde os espaços e tempos se constroem a partir dos participantes em suas relações interpessoais e com os materiais, buscando estimular a capacidade criadora e inovadora através do encontro destes com diferentes formas de expressão artística e sensorial.
Valores
Para saber os valores, entre em contato e faça um orçamento.
Obs: Valores promocionais para instituições públicas.


Renato M. Barboza
Arte Educador e Ecobrinquedista
contatos:
renatombarboza@gmail.com
© 2025. All rights reserved.