black blue and yellow textile

Formação de educadores

Tranformando a educação a partir da vivência e ampliação da sensibilidade do olhar do educador.

O brincar é a atividade principal da criança!

Denomino “brincar” toda ação lúdica surgida como uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança, onde esta aprende a se relacionar com o mundo, consigo mesma e com outras pessoas, desenvolvendo sua capacidade de tomar decisões e expressar sentimentos e valores. O brincar é a ferramenta com a qual a criança se expressa, aprende e se desenvolve. Mesmo sendo uma ação inerente a criança, seu repertório de brincadeiras é um processo construído através da vivência e por meio das interações com outras crianças, com adultos, com o ambiente e com os objetos e brinquedos. É manuseando e explorando que a criança reconhece as diferentes formas, cores, sons, materiais, cheiros, sabores, texturas e temperaturas que compõem o mundo sensorial que a rodeia.

Sensibilizar educadores(as) para essa perspectiva é o desafio que busco através das proposta de formação. Muito mais do que mostrar brinquedos ou oferecer vivências interessantes, é preciso transpor barreiras internas que dificultam aos(as) educadores(as) vivenciar livremente o brincar e o processo de criação “como se fosse uma criança”. Não de modo infantilizado, mas em toda a sua potência criativa, o brincar que flui de dentro, que transborda, mediado pelos materiais e pela presença dos outros participantes.

Essa tarefa exige que o encantamento gerado seja genuíno, que os materiais e as dinâmicas resgatem no educador a criança que esta foi um dia e que talvez esteja a muito esquecida. Assim, a partir desse resgate o educador se potencializa, tornando-se capaz de pensar, elaborar e construir propostas lúdicas que desafiem e envolvam as crianças, gerando assim espaços de infância mais encantadores.

Conheça também: